

Nos países da Europa as pessoas costumam escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos e presentear as crianças. os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje, era um presente simbolizando o início de uma vida nova. Na primavera, a natureza renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno. em alguns lugares as crianças montavam seus próprios ninhos e esperavam que o coelhinho da páscoa colocasse seus ovos, em outros lugares as crianças procuravam os ovos escondidos pela casa. mas por que o coelho era quem trazia os ovos?? Porque o coelho simbolizava o nascimento e a vida nova.
Com o tempo, a páscoa também passou a ser uma festa religiosa. a festa da páscoa cristã celebra a ressurreição de cristo. A páscoa dos judeus celebra a libertação do povo da escravidão do Egito. A data é marcada, todo ano, a partir da primeira noite de lua cheia da primavera (no hemisfério norte).
Há tempos atrás, em meados do século XX, o costume era enfeitar e pintar ovos de galinha, sem gema e clara, e recheá-los com amendoim revestido com açúcar e chocolate. Os ovos de páscoa, como conhecemos hoje (de chocolate), eram produto caro e pouco abundante.
A história do chocolate tem seu início com as civilizações antigas chamadas maias e astecas quando o chocolate era importante como o ouro e usado como moeda. Na Europa o chocolate foi levado muito tempo depois e era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. o chocolate foi usado como bebida e dava muita energia, por isso durante muito tempo só era servido aos governantes e soldados.
Os bombons e ovos, como conhecemos, surgiram no século XX.
Bom fim de semana a tod@s,
independente do significado que a páscoa tenha para você,
até 4ª feira, dia 19 de março,
abraço
Ju